Jovem, moderna e com um ritmo de crescimento que impressiona. Goiânia, capital de Goiás, foi planejada para ser uma cidade inovadora e, mesmo com um crescimento populacional que superou todas as expectativas iniciais, ela ainda mantém a essência de um lugar acolhedor e com muita qualidade de vida.
Com avenidas largas e um projeto urbanístico que prioriza o verde, a cidade se destaca por sua arborização abundante e dezenas de parques. Não é à toa que Goiânia é conhecida como a segunda capital mais verde do mundo, um verdadeiro refúgio urbano onde é fácil encontrar um espaço para caminhar, praticar exercícios ou simplesmente relaxar.
Goiânia é um polo cultural vibrante no coração do Brasil. Embora seja mundialmente famosa como a Capital Nacional da Música Sertaneja, a cidade tem uma cena musical diversificada, com festivais de rock, hip-hop, samba e muitos outros gêneros. A cultura também pulsa nos seus teatros e museus, com destaque para a arquitetura em Art Déco presente no centro da cidade. Com um dos maiores acervos do país, Goiânia é um destino imperdível para quem aprecia história e design, com edifícios como o Teatro Goiânia e o Grande Hotel que contam a história da cidade.
A gastronomia goianiense é uma atração à parte. Além dos famosos pit-dogs, que são uma tradição local, você pode saborear pratos típicos como o arroz com pequi, a jantinha e, claro, a imperdível pamonha. Além dos pratos tradicionais da cidade, comida de rua, o goianiense ou mesmo o turista têm excelentes opções de restaurantes, seja de comidas regionais, internacionais e de alta gastronomia.
O mercado gastronômico de Goiânia está em crescimento acelerado, atraindo grandes investimentos, especialmente de empresários de fora do estado. A cidade, conhecida por sua tradição em alimentação de qualidade, tem recebido novas operações de restaurantes renomados.
Considerada "capital dos bares" pelos goianienses, Goiânia é a capital com maior oferta de bares da Região Centro-Oeste e a sétima no país. Os dados são de um levantamento da Abrasel, que comparou os dados da população, revelados pelo censo do IBGE, com o número de estabelecimentos ativos na Receita Federal. Com população de 1,437 milhão de habitantes, Goiânia tem registrados 1.453 bares, o que corresponde a uma proporção de 101 bares por 100 mil habitantes.
Mas esse número é ainda maior, ao todo são cerca de 15 mil estabelecimentos de alimentação fora do lar, entre restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes, entre outros.
Entre os goianienses, é consenso: os bares refletem a cara e o gosto dos moradores, que seguem à risca o ditado "já que não tem mar, vamos para o bar".
Goiânia tem uma forte vocação para o turismo de negócios, sediando inúmeros congressos e eventos nacionais e internacionais ao longo do ano. Além disso, a cidade se consolidou como um centro de excelência em saúde, atraindo pacientes de todo o país para tratamentos especializados em oftalmologia, oncologia, queimaduras e outras áreas. Sua localização estratégica na BR-153 e a proximidade com destinos turísticos como Caldas Novas e as históricas Pirenópolis e Goiás, a tornam um ponto de partida ideal para explorar a região.
Localizada no coração do País, Goiânia se tornou o maior polo de serviços da região. Hospitais de ponta, escolas e universidades, polo logístico, restaurantes e comércio atraem cada vez mais pessoas para investir e morar na cidade.
O mercado imobiliário de Goiânia continua figurando entre os de maior valorização médias no País. A cidade também vive um momento de fortalecimento no setor imobiliário, com grandes incorporadoras investindo em empreendimentos de luxo, alinhados com o perfil do novo consumidor goianiense.
Em relação à tecnologia, a capital de Goiás vem ganhando cada vez mais destaque como a "capital da IA no Brasil". O motivo para isso vem de uma combinação de fatores estratégicos, como ambiente acadêmico ativo, apoio governamental e crescimento tecnológico local. A cidade tem atraído atenção nacional pelo avanço rápido na área de IA, com parcerias entre universidades, setor público e empresas privadas. O primeiro curso de graduação em Inteligência Artificial do Brasil foi pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Goiânia é uma cidade que cresce, se valoriza e oferece uma qualidade de vida que encanta à primeira vista.